Há alguns anos, comprovou-se que a Terra é dividida em diversas placas tectônicas, as quais se movem acima do manto terrestre. Esse evento acontece por conta de uma camada entre a crosta terrestre (que se divide em 52 placas) e o manto da Terra, a astenosfera.

Essa camada, por estar em um estado plasmático, permite que haja a movimentação das placas, graças ao calor interior da Terra, que “empurra” a astenosfera mais plasmática, consequentemente movimentando o que há em cima.

Com isso, os cientistas passaram a compreender que de fato houve um momento em que os continentes eram apenas um, a Pangeia. Após milhões de anos de movimentação, os continentes se estabeleceram conforme os conhecemos atualmente.

No entanto, o que poucos percebem é que o movimento não cessou, ele continua, assim como os continentes continuaram a se separar em alguns pontos e se juntar em outros. E esse processo de separação pode ser visto em alguns lugares do mundo.

 

Veja matéria completa:https://multiversonoticias.com.br/continente-africano-esta-mesmo-se-dividindo-em-dois-entenda-mais-sobre-o-caso/